//SEO – Você sabe o que deve fazer para deixar sua loja virtual na primeira página do Google?

SEO – Você sabe o que deve fazer para deixar sua loja virtual na primeira página do Google?

Information – Education – Matchmaking

SEO

* Por Thiago Mazeto

De acordo com o Estudo dos Cliques Orgânicos do Google realizado pela Internet Marketing Ninjas em 2017, sites que apareciam em primeiro lugar na página de busca do Google ganhavam em média 21% dos cliques, o segundo 10% e o terceiro 7%. Ou seja, quanto mais próximo ao topo, maior a chance de tráfego para a loja virtual e, consequentemente, mais vendas.

Uma das atribuições que permeia o marketing é criar e responder perguntas. Mas uma difícil pergunta que povoa há um bom tempo a cabeça de gestores e analistas dessa área, nos mais diversos segmentos do e-commerce é: “Como fazer com que minha loja apareça no topo das buscas no Google?”.

Com certeza vocêdeve ter ouvido falar em SEO (Search Engine Optimization). O SEO consiste em uma série de ações que permite que o site seja reconhecido pelo Google como relevante para determinado assunto, de forma a subi-lo no ‘ranking’, fazendo-o aparecer mais próximo à primeira página ou no topo. Afinal, quanto mais bem ranqueado maior a chance de ser encontrado pelo cliente e, com isso, elevar o número de conversões.

Por isso, preste atenção nas dicas abaixo para deixar o seu e-commerce bem posicionado no Google.

Título – Deixe-o sempre em relevância e com aproximadamente 70 caracteres. Além disso, pesquise o nome mais utilizado para buscar determinado produto e utilize as palavras certas para que o seu seja um dos primeiros a ser encontrado.

Descrição Muitas vezes é deixada de lado pelas lojas, que erroneamente copiam e colam do próprio fornecedor. É importante que a descrição contenha a informação completa do produto, mostrando o que ele é, fortalecendo o título e ajudando o usuário a entender o conteúdo da página.

URL – Apesar de ser importante para encontrar um produto dentro de uma loja ou antes mesmo de acessá-la, muitas pessoas a ignoram e elaboram endereços que podem prejudicar a busca. O indicado é utilizar sempre que possível URLs curtas aliadas a palavras-chaves já pesquisadas.

Fotos – Elas também são levadas em consideração pelos buscadores do Google na hora de deixar o site nas primeiras posições. Por isso, evite copiá-las de outros sites. O indicado é produzir o que precisa, pois isso faz com que o buscador compreenda que ali tem uma imagem que pode ajudar o cliente a entender ainda mais o produto. Uma página com boas fotos, bem inseridas no site e com mais opções nos anúncios também pode ajudar o e-commerce a ser encontrado na seção de imagem do Google.

Mesmo com todas essas dicas é preciso ter paciência para ver os resultados. Boas estratégias levam de duas semanas a seis meses para serem visualizadas. O importante é ter conhecimento sobre o planejamento e colocá-lo em prática o quanto antes.

* Thiago Mazeto é gerente de marketing da Tray

O post SEO – Você sabe o que deve fazer para deixar sua loja virtual na primeira página do Google? apareceu primeiro em Startupi.

Powered by WPeMatico