//Conheça a CQ1 Lab, nova aceleradora de HRTechs

Conheça a CQ1 Lab, nova aceleradora de HRTechs

Information – Education – Matchmaking

A Conquest One, consultoria brasileira especialista em Staffing de TI, anunciou recentemente a criação de uma aceleradora para startups: a CQ1 Lab. O novo espaço será dedicado à aceleração de startups focadas em tecnologias para o mercado de Gestão do Capital Humano, conhecidas como HRTechs.

O trabalho da CQ1 Lab será de mentoria, e além do ecossistema de inovação do qual farão parte, as startups aceleradas poderão aproveitar todo o conhecimento que Antonio Loureiro (CEO e cofundador da empresa) e Marcelo Vianna (CHRO e cofundador) têm acumulado com a trajetória da Conquest One. Experiências que abrangem o foco no ecossistema de Gestão do Capital Humano, domínio do ambiente de tecnologia para desenvolvimento de soluções, e experiência no desenvolvimento de negócios; resultado de mais de 20 anos de relacionamento com stakeholders de mercado. Cada ciclo de aceleração tem uma duração de 3 meses cada etapa. Não há um número fechado para a quantidade de startups para cada aceleração.

As empresas candidatas passarão por uma análise que verificará o nível de maturidade do negócio, o estágio de desenvolvimento do produto/solução, aplicabilidade ao mercado, entre outros. Todas as fases buscam garantir que a ideia da acelerada esteja alinhada aos critérios da CQ1 Lab. Vale lembrar que a aceleradora não descarta a possibilidade de investimentos financeiros diretos nas aceleradas.

“Com a evolução tecnológica, a área de RH tornou-se um mercado no qual a adoção de soluções podem melhorar, e muito, a produtividade da organização. Antes, a falta da tecnologia tornava muito difícil a aplicação de uma série de processos. Hoje, todo o conhecimento obtido ao longo dos anos, encontra na tecnologia um meio para ser implementado, e assim aumentando a produtividade, competitividade e até o crescimento da companhia. No caso da Conquest One, especificamente, fomos capazes de enxergar essa área como uma oportunidade dentro do mercado brasileiro, lembrando que isso também se deve à nossa experiência de 21 anos no mercado de gestão do capital humano aliado à tecnologia”, explica Antonio.

Marcelo explica sobre os benefícios da aceleradora para todos os envolvidos:”as startups contarão com um ecossistema conhecedor do mudo de gestão de talentos no ambiente corporativo, além disso, também terão acesso ao conhecimento tecnológico para o desenvolvimento de soluções. Para a Conquest One, essa é a chance de compartilhar nossa experiência adquirida em duas décadas, seja no desenvolvimento de negócios e de soluções tecnológica, seja na própria gestão desse capital humano.”

Além de Marcelo e Loureiro, a CQ1 Lab contará também com a expertise de finanças do investidor-anjo de Rafael Brunacci, somando seus conhecimentos ao trabalho de mentoria, acompanhamento das startups, modelagem financeira, e desenvolvimento dos MVPs. Existe também a possibilidade de novos mentores – que serão avaliados – serem acrescentados à aceleradora. “A tecnologia tem muito a acrescentar para o setor de RH, uma vez que os profissionais serão cada vez mais alocados em atividades estratégicas, e as soluções como inteligência artificial e automação vão reduzir a necessidade das atividades repetitivas. Além disso, o mundo tem passado por transformações contínuas na relação das pessoas com o ecossistema corporativo”, explica Marcelo Vianna.

O primeiro passo da criação da aceleradora partiu dos próprios fundadores e diretores da Conquest One, os quais possuem mais de 20 anos de experiência como empreendedores, e uma trajetória profissional que inclui participações em iniciativas ligadas à internet/tecnologia, ainda em um período no qual o termo ‘startup’ não era conhecido

“O propósito da CQ1 Lab é usar da nossa experiência e conhecimento para auxiliar empreendedores que têm uma boa ideia a acelerarem os seus projetos, e utilizando da abundância do capital financeiro disponível no mercado para investimento em caso de ideias de inovação de qualidade e escaláveis”, explica Rafael Brunacci, lembrando que, segundo a Associação Brasileira de Startups uma em cada quatro startups sobrevive aos primeiros cinco anos.

Não serão apenas as startups que se beneficiação da CQ1 Lab, o time de mentores aproveitará o ecossistema de inovação criado a partir das aceleradas, para alavancar a inovação em empresas já estruturadas.

O projeto surgiu em função da dificuldade que as companhias tradicionais têm de acompanhar a velocidade da criação de startups em seus segmentos de negócios. O foco desse sistema será o de impulsionar negócios inovadores e diferentes ideias dentro de estruturas convencionais, as quais geralmente sufocam novas possibilidades.

A CQ1 Lab optou por não criar períodos de inscrição, e os interessados em fazer parte do projeto podem entrar em contato com a aceleradora no portal. De acordo com Antonio, a estrutura da CQ1 Lab está situada no mesmo local que a Conquest One, a fim de facilitar o acompanhamento das, troca de experiências, reuniões e também para alavancar a produtividade do ecossistema de inovação que foi criado e será fomentado pela empresa, pelas startups e por outras companhias estruturadas que farão parte do programa de aceleração corporativa.

Foto: Rafael Brunacci, Antonio Loureiro e Marcelo Vianna/Divulgação

O post Conheça a CQ1 Lab, nova aceleradora de HRTechs apareceu primeiro em Startupi.

Powered by WPeMatico